Água potável

Lavagem de caixas de água nas indústrias

A lavagem de caixas de água nas indústrias é um procedimento mais que necessário. Dependendo do ramo e do setor de atividade, é determinante para preservar a qualidade dos produtos que a empresa fabrica.
Não basta só armazenar a água pura, límpida, cristalina, livre de germes e bactérias fornecida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA para as indústrias de Belo Horizonte e cidades vizinhas.
A qualidade da água armazenada precisa ser constantemente mantida. Para isso, os reservatórios devem passar por limpezas semestrais para evitar o acúmulo de detritos e contaminações.

Limpeza de caixas d’água

LIGUE JÁ: 31 3462-3884 - 31 3413-0724

Porque é preciso manter a limpeza da caixa de água em indústrias?

As caixas de água nas indústrias existem para garantir o fornecimento constante de água em todos os pontos de consumo, evitando variações por falhas no suprimento da rede pública ou das formas alternativas de abastecimento.
As substâncias que se acumulam nas paredes e fundo dos reservatórios ao longo do tempo são oriundas da própria água fornecida pela rede pública, da qualidade do manancial, das formas de tratamento, sazonalidade, substâncias presentes no entorno do reservatório que acabam no interior do reservatório por não estar tampado, vedado ou suficientemente protegido.

Porque a legislação exige a higienização e lavagem de caixa d’água na indústria?

As crises hídricas e os consequentes racionamentos de água tornaram as caixas de água e os reservatórios muito mais que necessários especialmente para as indústrias.
São as caixas de água e reservatórios de água que permitem que a produção da empresa não seja paralisada, mesmo que haja interrupção no fornecimento pela rede pública. Porém, os órgãos responsáveis pela saúde pública e leis sanitárias exigem que as caixas de água das indústrias sejam lavadas e desinfectadas a cada seis meses.
A limpeza consiste na remoção mecânica das substâncias e detritos indevidamente presentes no reservatório e a desinfecção, na eliminação por meio de agentes químicos de microrganismos transmissores de patologias por via hídrica.

Limpeza de caixas d’água

LIGUE JÁ: 31 3462-3884 - 31 3413-0724

Quais as fontes alternativas para abastecer as caixas de água em indústrias?

As caixas de água das indústrias podem ser abastecidas por sistemas públicos ou por soluções alternativas, coletivas ou individuais (exemplo: provenientes de poços ou captada de manancial), desde que a potabilidade esteja de acordo com os padrões e normas estabelecidos pela legislação sanitária.

Quem pode executar a lavagem da caixa de água em indústrias?

Caixas de água de pequeno médio ou grande capacidade – pré-fabricadas ou construídas, estão presentes nas pequenas, médias e grandes indústrias.
A lavagem de caixa de água industrial deve ser realizada por profissionais treinados, uma vez que são necessários procedimentos operacionais padrão para realizar esta tarefa.

Quais produtos são permitidos para limpeza de caixa de água industrial?

Soluções bactericidas desinfetantes são substância que exigem criteriosas dosagens nas misturas e cuidados no manuseio, com luvas, botas e óculos de proteção. Por serem corrosivas e irritantes, oferecem riscos se ingeridas ou inaladas e causam queimaduras em contato direto com a pele.
A lavagem da tampa, fundo e paredes da caixa de água em indústria deve ser feita com soluções bactericidas desinfetantes ou hipoclorito de sódio. Porém, antes de liberar a água armazenada para consumo é necessário retirar todos os vestígios dos produtos usados na limpeza.
Por isso, a lavagem de caixa de água em indústria deve ser feita por técnicos habilitados de empresa especializada.

caixas d’água limpeza

Benefícios da Flor de Lis para lavagem de caixa de água em indústrias

- Garantia de seis meses para a qualidade da água armazenada no local;
- Custos baixos para a água quando ocorrer desabastecimento pela rede pública;
- Evita desperdícios, pois a água armazenada é totalmente usada pela indústria antes da limpeza;
- A indústria não precisa se preocupar com o cronograma de lavagens ao longo do ano.
- Materiais desinfectados e reservados exclusivamente para limpeza de caixa de água, reservatórios de água e cisternas.
- Produtos usados na higienização atóxicos e aprovados pelo Ministério da Saúde, Conselho Regional de Higiene e INEA.
- Equipes constantemente treinadas, com funcionários uniformizados, usando os EPI’s (equipamentos de proteção individual) indispensáveis, compostos por botas, luvas e itens de segurança.
- Para garantir que a água permaneça saudável, os técnicos que entram no interior dos compartimentos são vacinados e imunizados contra tétano, hepatite e outras enfermidades, além de serem submetidos a exames médicos periódicos.
- Fornecimento de relatório de vistoria geral das boias, registros, válvulas, encanamentos e situação do revestimento e da impermeabilização.

Novo e exclusivo sistema de higienização e desinfecção de caixas de água com vapor

Sem produtos químicos, permite higienizar e desinfectar através as caixas de água da indústria com o alto poder da limpeza com o vapor, reduzindo a carga bacteriana e os riscos de infecções fúngica (fungo e parasita) e viral (vírus).
O vapor submetido a alta pressão alcança até os cantos menos acessíveis, promovendo a total sanificação do reservatório. A água é aquecida a temperaturas acima de 120°c, criando um vapor “neutro”, seco e saturado que dissolve gorduras, germes, bactérias e ácaros, com poder de limpeza superior ao de modernos detergentes, permitindo que a caixa de água da indústria armazene água de excelente qualidade.

Consulte a Flor de Lis sobre lavagem de caixa de água em indústrias de BH e região

Por ser especializada, a Flor de Lis executa a lavagem da caixa de água sem interferir na rotina de produção da fábrica. Suas equipes técnicas têm alto conhecimento na área. São profissionais de confiança, especializados e que usam produtos corretos, totalmente atóxicos.
Trabalham uniformizados, com EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), materiais e instrumentos esterilizados especificamente reservados para esta atividade. A Flor de Lis realiza serviços certificados e garantidos, formando uma lista de clientes satisfeitos e que confiam na sua capacidade.

Importância da vedação da caixa de água em indústrias

As caixas de água em indústrias devem ser examinadas mesmo fora das épocas programadas para lavagem, com verificação do encaixe da tampa, o extravasor (ladrão), eventuais brechas e aberturas para evitar o acesso de insetos e pequenos animais.
Enchentes e outros eventos semelhantes também podem comprometer a qualidade da água armazenada e oferecer riscos para a qualidade dos produtos fabricados e para saúde dos seus consumidores. Se verificada alguma irregularidade, o eventual corpo estranho deve ser imediatamente removido e feita novas lavagem e higienização do compartimento.
A presença de siltes, argilas, areias e matéria orgânica mudam a cor e a turbidez a água armazenada na caixa de água. Se não forem removidos, estes detritos alteram a qualidade da água do reservatório e provocam prejuízos para a indústria, especialmente do setor alimentício, além dos riscos para a saúde dos consumidores de seus produtos.
Falhas no fechamento e na vedação podem permitir a entrada de ratos, baratas, pombos, entre outros objetos dos mais variados tipos. A caixa de água da indústria pode se tornar foco para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, doenças infecciosas graves, objeto de ações sistemáticas de combate pelos órgãos de saúde pública.

No término do serviço, o local receberá:

Certificado de garantia da empresa.
Exame de PH e Clorometria.
Relatório de vistoria geral das boias, registros, válvulas, canos e o estado da impermeabilização.
Selo de garantia.
Laudo técnico assinalando possíveis anormalidades.

Nós da Flor de Lis, temos um único pensamento,
o bem estar seu e de sua família.

Sua saúde em primeiro lugar!

flor-de-lis Química responsável: Michelle Tauil
CRQ 03418635-3ªreg
- Engenheiro responsável: Ricardo Barbosa
CREA 17.350-D
- Alvará de Autorização Sanitária: as01570/06

Controle de qualidade
Unidos para lhe servir, a Flor de Lis tem uma equipe de profissionais treinados e especializados para lhe dar o suporte técnico necessário antes,durante e após a execução dos serviços.

A Flor de Lis esclarece todas as dúvidas

- Como limpar caixa de água de amianto em indústria

- Limpeza de caixa de água subterrânea em indústria

- Preço de limpeza de caixa de água em indústria

- Limpeza de caixa de água de cimento em indústria

- Limpeza de caixa de água em indústria BH

- Limpeza caixa de água em indústria com registro Anvisa

- Periodicidade de limpeza de caixa de água em indústria

- Legislação para limpeza de reservatórios de água em indústria

- Limpeza de reservatório de água em indústria

- Protocolo para limpeza de caixa de água em indústria

- Higienização caixa de água em indústria

- Higienização de reservatórios de água potável em indústria

- Relatório de limpeza de caixa de água em indústria

- Limpeza de reservatório de água em indústria BH

- Certificado de limpeza de caixa de água em indústria

- Atestado de qualidade da água em indústria

- Potabilidade da água em indústria

Procedimentos para limpeza e higienização de caixas de água em indústrias

- Fechamento do registro e entrada da água no sistema de alimentação da caixa;
- Desligamento de bombas e da fiação elétrica em contato com a água armazenada (a iluminação para execução do serviço é fornecida por lanternas);
- Amarração da boia que regula a capacidade do reservatório para interromper o fluxo de entrada de água;
- A água armazenada será totalmente usada, reservando no fundo da caixa aproximadamente 10 centímetros (um palmo) de água para ser usada na limpeza;
- Vedação da saída de água no fundo da caixa para evitar que as sujidades contaminem as tubulações;
- Uso de baldes, esfregões escovas de nylon, panos secos e macios para efetuar a limpeza e higienização;
- Escovação mecânica com solução bactericida atóxica para remover as sujidades, sem uso de sabão, detergente e outros produtos químicos;
- Retirada de líquidos e sujeira com baldes e panos, sem descarte pela saída da caixa para não contaminar os encanamentos;
- Reabastecimento da caixa até o nível de um palmo de água, ainda com a saída do fundo do reservatório tampado, para novo enxágue e nova retirada de líquidos e sujeira com baldes e panos;
- Jateamento com água submetida a alta pressão do interior do reservatório, sem prejudicar o revestimento e a impermeabilização do compartimento,
- Higienização e desinfecção complementares com exclusivo sistema de limpeza com vapor produzido por água submetida a temperatura superior a 120ºc e jateamento com alta pressão;
- Enxágue e esvaziamento da última etapa de lavagem (essa água com solução bactericida desinfetante ainda imprópria para consumo, é descartada através da saída do fundo da caixa, com a abertura de todos os pontos de consumo para higienizar os encanamentos);
- Liberação total da boia e reabertura do registro de entrada da água no sistema de abastecimento do reservatório. Reabastecimento final da caixa com o acréscimo de pastilhas de CLOR-IN à água, cloro molecular de última geração, que não possui hipoclorito (água sanitária) em sua composição;
- Anotação da data de execução da limpeza e programação da data para a próxima limpeza.

Atenção

    Uma empresa para executar serviços de Impermeabilização obrigatoriamente deve ter certificado.
    É lei, exija certificado da empresa para serviço em espaço confinado e no trabalho em altura.
    Protegendo seu condomínio de futuras ações judiciais.
    A limpeza e desinfecção das caixa de água, só podem ser executadas por empresas especializadas e funcionários capacitados.
    A mão de obra não especializada (funcionários do condomínio, autônomos e empresas não credenciadas) é ilegal e perigoso, pois os mesmos estarão em contato com a água que será consumida pelos moradores. Doenças como frieiras, pé-de-atleta, feridas expostas, etc., afetam a potabilidade da água transmitindo diversas doenças.

    Empresas que trabalham com dedetização (veneno), limpeza de fossa e desenvolvimento devem ter:
    Obs.: veículos separados, pois trabalhar com materiais utilizados tanto em água potável, como em esgotos ou venenos no mesmo veículo, é proibido por lei e pode contaminar sua água transmitindo muitas doenças.
    Não se deixe enganar!
    Todos os nossos funcionários se apresentam uniformizados e usam botas exclusivas para limpeza, são submetidos a exame médico periódico, todos os nossos materiais são previamente desinfectados (Extermínio de germes ou dos micro-organismos presentes, esterilizar.) garantindo maior assepsia na execução dos serviços. A técnica dos serviços seguem as normas da secretaria de higiene, saúde, SANASA, COPASA, SABESP e INEA (FEEMA).
    Obrigado por nos ajudar à fazer da empresa Flor de Lis uma empresa de qualidade para melhor lhes servir!
    Flor de Lis, uma empresa como você, vencedora e com muita qualidade!