Água potável

Limpeza, desinfecção e profilaxia de caixas de água
e reservatórios em escolas

Água pura, límpida, livre de germes e bactérias fornecida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, é sinônimo de saúde em residências, condomínios, indústrias e empresas.
Mas existem lugares onde essa preocupação deve ser levada ainda mais a sério. E entre estes lugares, estão as unidades de saúde, escolas, colégios e creches, sejam estaduais, municipais ou particulares.

Limpeza de caixa de água em escola: proteção de alunos, professores, servidores e usuários contra febre amarela e outras graves doenças

Os recentes surtos de doenças transmitidas por vetores como o mosquito Aedes Aegypit, que se proliferam em águas limpas e paradas, tem preocupado as famílias, órgãos de saúde pública e toda a sociedade.
Ciente desta realidade, o Grupo Flor de Liz executa serviços da mais alta qualidade para limpeza da caixa de água, higienização de caixa de água, desinfecção de caixas de água e de reservatórios de água em escolas em todos os bairros de Belo Horizonte e de cidades da região.

Limpeza de caixas d’água

A limpeza de caixa de água em escola previne doenças

A falta de manutenção e de limpezas periódicas em caixas de água e reservatórios os transforma em verdadeiras bombas de contaminações prestes a explodir.
A água mau armazenada e mau cuidada representa condições favoráveis para a proliferação de bactérias, verminoses, salmonelas, amebíase, diarreia, hepatite infecciosa (hepatite A), giardíase (falta de higiene sanitária), gastroenterite (inflamação do intestino e estômago causada por ingestão de água contaminada), febre tifóide (ingestão de água contaminada por fezes), além de permitir reprodução de mosquitos, como Aedes Aegypit, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e da temida febre amarela.

Como ocorre a contaminação da água armazenada em caixas de água de escolas?

Um problema bastante frequente são as caixas de água destampadas e a má vedação, que deixam brechas para a entrada de insetos, animais e aves.
O Aedes Aegypit põe ovos em água limpa e parada e a caixa de água destampada é um local ideal para sua reprodução. Ratos, morcegos, gatos e pombos mortos em caixas de água de escolas também representam altíssimos riscos de contaminação para a água disponibilizada aos usuários destes estabelecimentos.

Limpeza de caixas d’água

LIGUE JÁ: 31 3462-3884 31 3413-0724

Com qual frequência deve ser feita a limpeza de caixa de água em escola?

Ideal é que a limpeza à desinfecção seja realizada a cada seis meses, não somente para manter a qualidade da água, mas também para identificar eventuais vazamentos, infiltrações e falhas de impermeabilização.
As caixas de água e reservatórios de água de escolas devem ter os acessos dificultados para evitar que crianças e jovens nadem ou tomem banho na água armazenada. Além de promover a transmissão de doenças, essa prática pode causar mortes por afogamento e acidentes graves.

Limpeza de caixa de água em escola? Chame especialistas!

O Grupo Flor de Lis oferece soluções para limpeza e higienização da caixa de água em escolas, colégios, creches e outros estabelecimentos públicos ou.
O trabalho é realizado por profissionais treinados e capacitados que utilizam técnicas e produtos de acordo com as exigências ambientais e de saneamento.
A manutenção periódica com a desinfecção periódica a cada seis meses, elimina bactérias e promove a qualidade da água.

caixas d’água limpeza

Quais os procedimentos para limpeza de caixas de água em escolas?

Os procedimentos para essa limpeza de caixas de água em unidades de saúde, escolas e creches são os mesmos para residências, condomínios, edifícios, indústrias e empresas.
Com escovas e esponjas macias e sem uso, são retirados o limo, lodo e detritos presentes nas paredes e no fundo da caixa de água, sem recorrer a sabão, detergente ou qualquer outro produto químico.
Algumas situações pode exigir que a limpeza seja feita através de jateamento das paredes e do fundo com equipamentos de alta pressão.
Apenas água com solução bactericida e panos secos são usados para remover toda a sujeira em baldes e posterior descarte na rede de esgoto. A limpeza deve ser realizada a cada seis meses, mas se houver alguma suspeita de contaminação na água, um técnico especializado deve ser chamado para fazer uma vistoria.

A limpeza de caixa de água em escola causa transtornos?

A rotina das unidades de saúde, escolas, colégios e creches não muda durante a limpeza da caixa de água. De acordo com o funcionamento de cada estabelecimento, são determinados o dia e horário ideais para execução da limpeza, sem necessidade de suspender o fornecimento de água ou energia.
A Flor de Lis orienta o fechamento do registro no cavalete que recebe a água da rede pública um dia antes da limpeza para que a água armazenada seja totalmente consumida, evitando desperdícios.
No dia programado, todas as torneiras e descargas nos banheiros devem ser acionadas, e com a saída da caixa tampada para que sujeira não desça pelo encanamento, será mantido um palmo de água no fundo do compartimento para ser usado na limpeza.

Qual o tempo necessário para a limpeza da caixa de água?

Dependendo do tamanho da caixa de água ou do reservatório, a limpeza é concluída no mesmo dia, e até em poucas horas, tempo necessário para a desinfecção com produtos bactericidas.
Após a desinfecção, a saída da água é destampada ainda com as torneiras fechadas e sem acionar as descargas para que a caixa seja reabastecida com o acréscimo de pastilhas de CLOR-IN, cloro molecular de última geração, que não possui hipoclorito (água sanitária) em sua composição.
Depois de duas horas, todas as torneiras devem ser abertas e as descargas nos banheiros acionadas por várias vezes. Ao escoar a água fará a desinfecção dos encanamentos. Após esse procedimento, a caixa de água deverá ser novamente reabastecida e a água estará em condições para consumo.

Selo, certificado de garantia e análise bacteriológica

Após o término do serviço, a Flor de Lis fornece um selo e certificado de garantia e emite um relatório da vistoria geral das caixas de água, onde avalia as condições das boias, registros, válvulas, encanamentos, ameaças de rachaduras, ferragens expostas e situação da impermeabilização.
Se necessário, encaminha amostras da água para exames de PH e Clorometria em laboratórios especializados, atestando a qualidade da água. Em caso de eventuais irregularidades, o Grupo Flor de Lis fornece um parecer técnico relatando a ocorrência.
Antes de se retirar, os técnicos da empresa deixam programada a data da próxima limpeza.

No término do serviço, o local receberá:

Certificado de garantia da empresa.
Exame de PH e Clorometria.
Relatório de vistoria geral das boias, registros, válvulas, canos e o estado da impermeabilização.
Selo de garantia.
Laudo técnico assinalando possíveis anormalidades.

Nós da Flor de Lis, temos um único pensamento,
o bem estar seu e de sua família.

Sua saúde em primeiro lugar!

flor-de-lis Química responsável: Michelle Tauil
CRQ 03418635-3ªreg
- Engenheiro responsável: Ricardo Barbosa
CREA 17.350-D
- Alvará de Autorização Sanitária: as01570/06

Controle de qualidade
Unidos para lhe servir, a Flor de Lis tem uma equipe de profissionais treinados e especializados para lhe dar o suporte técnico necessário antes,durante e após a execução dos serviços.

Outros benefícios oferecidos pelo Grupo Flor de Lis

    - Materiais desinfectados e reservados exclusivamente para limpeza de caixa de água, reservatórios de água e cisternas.
    - Produtos usados na higienização atóxicos e aprovados pelo Ministério da Saúde, Conselho Regional de Higiene e INEA.
    - Equipes constantemente treinada, com funcionários uniformizados, usando os EPI’s (equipamentos de proteção individual) indispensáveis, compostos por botas, luvas e itens de segurança.
    - Para garantir a saúde dos clientes, os técnicos que entram interior dos compartimentos, além de vacinados e imunizados contra tétano, hepatite e outras enfermidades, são submetidos a exames médicos periódicos.
    - Fornecimento de relatório de vistoria geral das boias, registros, válvulas, encanamentos e situação da impermeabilização.

    Novo e exclusivo sistema de higienização e desinfecção de caixas de água com vapor

    Sem adição de produtos químicos, o processo permite higienizar e desinfectar através do alto poder de limpeza com o vapor, reduzindo a carga bacteriana e os riscos de infecções fúngica (fungo e parasita) e viral (vírus), alcançando até mesmo aos cantos menos acessíveis, promovendo a total sanificação para o serviço realizado.
    A água aquecida acima de 120°c submetida a alta pressão cria um vapor “neutro”, seco e saturado capaz de dissolver gordura, germes, bactérias e ácaros, oferecendo poder de limpeza maior que os de modernos detergentes, preparando a caixa para armazenar água de excelente qualidade.

Atenção

    Uma empresa para executar serviços de Impermeabilização obrigatoriamente deve ter certificado.
    É lei, exija certificado da empresa para serviço em espaço confinado e no trabalho em altura.
    Protegendo seu condomínio de futuras ações judiciais.
    A limpeza e desinfecção das caixa de água, só podem ser executadas por empresas especializadas e funcionários capacitados.
    A mão de obra não especializada (funcionários do condomínio, autônomos e empresas não credenciadas) é ilegal e perigoso, pois os mesmos estarão em contato com a água que será consumida pelos moradores. Doenças como frieiras, pé-de-atleta, feridas expostas, etc., afetam a potabilidade da água transmitindo diversas doenças.

    Empresas que trabalham com dedetização (veneno), limpeza de fossa e desenvolvimento devem ter:
    Obs.: veículos separados, pois trabalhar com materiais utilizados tanto em água potável, como em esgotos ou venenos no mesmo veículo, é proibido por lei e pode contaminar sua água transmitindo muitas doenças.
    Não se deixe enganar!
    Todos os nossos funcionários se apresentam uniformizados e usam botas exclusivas para limpeza, são submetidos a exame médico periódico, todos os nossos materiais são previamente desinfectados (Extermínio de germes ou dos micro-organismos presentes, esterilizar.) garantindo maior assepsia na execução dos serviços. A técnica dos serviços seguem as normas da secretaria de higiene, saúde, SANASA, COPASA, SABESP e INEA (FEEMA).
    Obrigado por nos ajudar à fazer da empresa Flor de Lis uma empresa de qualidade para melhor lhes servir!
    Flor de Lis, uma empresa como você, vencedora e com muita qualidade!