Limpeza, desinfecção e profilaxia de caixas d’água e reservatórios

Higiene e desinfecção da água das caixas evitam a transmissão de doenças por via hídrica

Doenças como diarreias, febre tifoide, hepatite A, esquistossomose e verminoses podem ser evitadas através da desbacterização das caixas de água.
Microrganismos, bactérias, vírus, parasitas, toxinas naturais, produtos químicos, agrotóxicos, metais pesados e outras substâncias contaminantes podem estar presentes na água armazenada para consumo em residências, condomínios, comércio, indústrias e outros estabelecimentos e a simples lavagem das caixas de água não é suficiente para garantir que a água permaneça pura, límpida e cristalina.
Para preservar a boa qualidade e a potabilidade da água, é preciso realizar uma desbacterização das caixas de água e reservatórios.

Porque é preciso fazer a desinfecção das caixas de água?

A COPASA Companhia de Saneamento de Minas Gerais, responsável pelo fornecimento de água em Belo Horizonte e cidades vizinhas, investe a cada dia mais e mais recursos para captar, tratar, aduzir e entregar a seus clientes água da mais alta qualidade.
Por isso, é determinante que residências, prédios e demais edificações façam a desbacterização das caixas e reservatórios para que permaneçam livres de impurezas como algas, fungos, bactérias e materiais orgânicos que se multiplicam na água e ameaçam a saúde dos usuários.

Desinfecção de caixas d’água

Desinfecção de caixas de água é sinônimo de saúde

Caixas de água devem ser constantemente monitorada para evitar eventuais irregularidades que contribuem com a proliferação de doenças.
A manutenção periódica envolve a lavagem e a desinfecção realizadas a cada seis meses.

Quais os cuidados necessários para preservar a desinfecção de caixas de água?

Além de garantir o fornecimento de água sem variações de pressão na quantidade exigida pelos usuários, às caixas também respondem pelo suprimento de água em eventuais falhas e interrupções de fornecimento.
Apesar da comprovada qualidade, a água armazenada nas caixas pode conter substâncias oriundas dos encanamentos ou que são conduzidas para o seu interior por eventuais rachaduras, brechas, tampas mal colocadas e falhas na vedação.
Estes resíduos ao longo do tempo se prendem nas paredes e fundo dos reservatórios, se transformando em sujeira e favorecendo a disseminação de patologias transmitidas por via hídrica.

Desinfecção de caixas d’água

A Lei exige a desinfecção da caixa de água em prédios e condomínios a cada seis meses

É nas crises hídricas que se percebe a importância das caixas de água. São elas que permitem a continuidade da rotina de uso da água nas mais diversas atividades.
Porém, a água armazenada nas caixas está sujeita a visitantes indesejados, como insetos, ratos, pombos, morcegos e outros pequenos animais que podem morrer no interior do reservatório e contaminar a água.
As Leis de controle sanitário e saúde pública exigem que as caixas de água sejam limpas e desinfectadas a cada seis meses. A limpeza envolve a remoção mecânica das substâncias e detritos acumulados no interior da caixa e a desinfecção utiliza agentes químicos que eliminam microrganismos e bactérias transmissoras de doenças.

Sua saúde em primeiro lugar

Como usar desinfetantes e bactericidas na desinfeção de caixas de água?

Bactericidas e desinfetantes geralmente são substâncias corrosivas e irritantes que oferecem riscos quando ingeridas ou inaladas. Também podem causar queimaduras em contato direto com a pele.
O manuseio e mistura de dosagens destes produtos exigem o conhecimento técnico e uso de luvas, botas e óculos de proteção por quem os manipula. A tampa, fundo e paredes da caixa de água devem ser lavados e bem enxaguados para retirar todos os vestígios dos produtos usados na desinfecção.
O abastecimento final com a água disponibilizada para consumo deve ser acrescido de pastilhas de CLOR-IN (cloro molecular de última geração, que não possui hipoclorito de sódio ou água sanitária em sua composição). Por isso, a desinfecção de caixa de água em Belo Horizonte e região devem ser confiadas exclusivamente para profissionais que atuam em empresas certificadas.

Benefícios exclusivos Flor de Lis para desinfeção de caixa de água em Belo Horizonte e região

- Garantia de seis meses da qualidade da água armazenada na caixa;
- Água com baixo custo baixos na falta de água da rede pública;
- Total aproveitamento da água armazenada antes da limpeza e desinfecção da caixa;
- O cliente não precisa se preocupar com situações de desabastecimento;
- Materiais utilizados na desinfecção da caixa totalmente são destinados unicamente para este fim;
- Soluções químicas usadas na higienização e desbacterização são atóxicas e aprovadas pelos órgãos de Vigilância Sanitária;
- Equipes constantemente treinadas, compostas por funcionários uniformizados e EPI’s (equipamentos de proteção individual: botas, luvas e outros itens de segurança);
- Garantia de água saudável. Os técnicos que trabalham no interior das caixas de água durante a desinfecção são vacinados e imunizados contra tétano e hepatite, além de submetidos a exames médicos periódicos para prevenir que micoses, frieiras, pé-de-atleta, feridas expostas e outras doenças contaminem o reservatório;
- Relatório final pós-realização da desinfecção, com exame das condições gerais das boias, registros, válvulas, encanamentos, revestimento e impermeabilização da caixa de água;

Novo, exclusivo e moderno sistema complementar de desinfecção com vapor

A Flor de Lis realiza a desbacterização complementar da caixa de água do cliente com o alto poder da desinfecção com o vapor. Sem produtos químicos, o sistema reduz a carga bacteriana da caixa, eliminando fungos, microrganismos e parasitas.
A água é aquecida a temperaturas acima de 120°c, criando um vapor “neutro”, seco e saturado que submetido à alta pressão alcança até os cantos menos acessíveis da caixa, dissolvendo gorduras e as sujidades resistentes, com poder de desinfecção superior ao de modernos detergentes e promovendo a total sanificação do reservatório.

Consulte a Flor de Lis sobre a desinfecção de caixas de água

Por ser especializada, a Flor de Lis executa a desinfecção das caixas de água, sem interferir na rotina de produção dos clientes. Suas equipes têm grandes conhecimentos técnicos e são profissionais da mais alta confiança.
Trabalham uniformizadas, usam EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), materiais e instrumentos esterilizados especificamente reservados para estes serviços.

flor-de-lis

Selo, certificado de garantia e análise bacteriológica

Prestando sempre os melhores serviços para clientes satisfeitos e que confiam na sua capacidade, a Flor de Lis emite certificados e garantias para todos os serviços que realiza. E, se necessário, colhe amostras da água armazenada após a desinfecção e realiza testes e análise de potabilidade em laboratórios especializados e independentes.

Serviços executados sob a supervisão de técnicos especializados.

QUÍMICA RESPONSÁVEL: MICHELLE TAUIL

CRQ 03418635-3ªREG - ENGENHEIRO RESPONSÁVEL: RICARDO BARBOSA

CREA 17.350-D - ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO SANITÁRIA: AS01570/06